Kalman filter for the determination of air exchange in a space occupied intermittently and naturally ventilated.

Filtro de Kalman para a determinação do ar num espaço ocupado de modo intermitente e ventilado naturalmente.

Number: pap. 1181

Author(s) : DUARTE R., GOMES M. G., MORET RODRIGUES A.

Summary

É reconhecido o mérito da ventilação natural de edifícios residenciais e de serviços não só do ponto de vista da poupança energética como também da qualidade do ar interior. Contudo, para projetistas e gestores de edifícios, a incerteza associada à ventilação natural introduz dificuldades e riscos acrescidos. Neste artigo apresenta-se um método para determinar renovações de ar em condições não-estacionárias, como as que se observam em espaços ocupados de modo intermitente, sujeitos a variações no ambiente exterior (e no interior) e na forma como são operados os dispositivos de ventilação natural. O método usa dados de ocupação e de concentração interior de CO2 em conjunto com um Filtro de Kalman para estimar variações dos caudais de ventilação. Após aplicação deste método a uma sala de aula ventilada por abertura manual de janelas, discute-se a utilidade do método para o reconhecimento por projetistas e gestores de edifícios do mérito da ventilação natural.

Available documents

Format PDF

Pages: 8

Available

  • Public price

    20 €

  • Member price*

    15 €

* Best rate depending on membership category (see the detailed benefits of individual and corporate memberships).

Details

  • Original title: Filtro de Kalman para a determinação do ar num espaço ocupado de modo intermitente e ventilado naturalmente.
  • Record ID : 30024149
  • Languages: Portuguese
  • Source: CYTEF 2018. IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, Valencia, España, 19-21 junio 2018.
  • Publication date: 2018/06/19

Links


See other articles from the proceedings (81)
See the conference proceedings