Computational calculation tool for dimensioning and assessing the thermal performance and energy efficiency of cold rooms.

Ferramenta computacional de dimensionamento e avaliação do desempenho térmico e eficiência energética de câmaras de frio.

Number: pap. 1201

Author(s) : MARQUES J., GASPAR P. D., DINHO SILVA da P.

Summary

Os sistemas de frio industrial destinados à conservação de produtos alimentares adquiriram tal importância para a sociedade atual, que se torna imprevisível antever as consequências que a sua inexistência representariam no setor agroalimentar e, consequentemente, na nossa alimentação. No entanto, estes sistemas de conservação de alimentos, por refrigeração ou congelação, consideram consumos de energia significantes para as empresas. Com o intuito de promover uma melhoria do desempenho energético das indústrias agroalimentares, desenvolveu-se uma ferramenta computacional que permite uma análise das cargas térmicas e elétricas de câmaras de frio, com base nas diferentes características destas, tais como, superfícies, produtos, iluminação, pessoal e empilhadores que entram nas câmaras, processo de descongelação, entre outros. Os resultados obtidos da aplicação prática desta ferramenta comprovam a sua fiabilidade na análise dos principais fatores que afetam o consumo de energia, provando ser uma ferramenta útil no sector agroindustrial.

Available documents

Format PDF

Pages: 11

Available

  • Public price

    20 €

  • Member price*

    15 €

* Best rate depending on membership category (see the detailed benefits of individual and corporate memberships).

Details

  • Original title: Ferramenta computacional de dimensionamento e avaliação do desempenho térmico e eficiência energética de câmaras de frio.
  • Record ID : 30024170
  • Languages: Portuguese
  • Source: CYTEF 2018. IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, Valencia, España, 19-21 junio 2018.
  • Publication date: 2018/06/19

Links


See other articles from the proceedings (81)
See the conference proceedings