L’utilisation d’un système de froid hydraulique comme solution technologique pour améliorer la production des huitres dans le sud du Brésil.

Sobre o uso do sistema de refrigeração hidráulica como uma solução tecnológica para a melhoria da produção de ostras no sul do Brasil.

Numéro : pap. 1147

Auteurs : GARCÍA M. A., GONÇALVES J. M., MENDES L. A., et al.

Résumé

O conhecido fenômeno da mortalidade da ostra do Pacífico ocorre também nos cultivos brasileiros, mas com predominância na fase adulta, gerando importantes perdas para os produtores locais. A busca de uma solução tecnológica para a minimização de seus efeitos, apoiada por metodologias de projeto, indicou os sistemas por compressão de mecânica vapores e por compressão hidráulica como tecnologias de refrigeração candidatas à aplicação. Este artigo oferece uma comparação entre estas duas tecnologias e conclui, com base no índice de eficiência dos sistemas, pelo uso de uma em detrimento da outra. O sistema de refrigeração hidráulico apresenta desvantagens em relação às dimensões finais da coluna de compressão e à eficiência energética, se comparado ao ciclo de compressão de mecânica vapores.

Documents disponibles

Format PDF

Pages : 8

Disponible

  • Prix public

    20 €

  • Prix membre*

    15 €

* meilleur tarif applicable selon le type d'adhésion (voir le détail des avantages des adhésions individuelles et collectives)

Détails

  • Titre original : Sobre o uso do sistema de refrigeração hidráulica como uma solução tecnológica para a melhoria da produção de ostras no sul do Brasil.
  • Identifiant de la fiche : 30024122
  • Langues : Portugais
  • Source : CYTEF 2018. IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, Valencia, España, 19-21 junio 2018.
  • Date d'édition : 19/06/2018

Liens


Voir d'autres communications du même compte rendu (81)
Voir le compte rendu de la conférence