Laboratoire d’étiquetage énergétique pour les équipements de froid commercial et professionnel.

Laboratório de etiqutagem energética de equipementos de frio comercial e profissional. [in Spanish]

Numéro : pap. 1118

Auteurs : CABRAL P.

Résumé

A legislação Europeia em matéria de Eco Design e de Etiquetagem Energética passou a exigir que os equipamentos de frio comercial e profissional possuam a indicação do seu consumo energético, tal como já acontecia em relação aos equipamentos de frio doméstico.
Para que tais equipamentos possam ser comercializados no espaço europeu, os respectivos fabricantes passaram a ser obrigados a submetê-los a ensaios de temperatura e de determinação dos consumos de energia.

O presente artigo descreve o laboratório que foi implantado no IEP para dar resposta a estes novos requisitos. Esse laboratório efectua ensaios segundo as normas EN 16825 e EN ISO 23953-2 e foi já acreditado pelo IPAC, tornando-se assim o primeiro laboratório na Península Ibérica (e um dos poucos em toda a Europa) a possuir acreditação para tais ensaios.

Com este laboratório, os fabricantes ibéricos de equipamentos de frio passam a dispor de um serviço global para a aprovação dos seus produtos, incluindo segurança, compatibilidade electromagnética (EMC), potência sonora e etiquetagem energética.

Documents disponibles

Format PDF

Pages : 8

Disponible

  • Prix public

    20 €

  • Prix membre*

    15 €

* meilleur tarif applicable selon le type d'adhésion (voir le détail des avantages des adhésions individuelles et collectives)

Détails

  • Titre original : Laboratório de etiqutagem energética de equipementos de frio comercial e profissional. [in Spanish]
  • Identifiant de la fiche : 30024094
  • Langues : Portugais
  • Sujet : Réglementation
  • Source : CYTEF 2018. IX Congreso Ibérico y VII Congreso Iberoamericano de Ciencias y Técnicas del Frío, Valencia, España, 19-21 junio 2018.
  • Date d'édition : 19/06/2018

Liens


Voir d'autres communications du même compte rendu (81)
Voir le compte rendu de la conférence